Bradicinesia (lentidão) que ocorre em pessoas com Doença de Parkinson

Publicado em 16 de julho de 2016

Por Gustavo Gonçalves – 08/07/2016

A doença de Parkinson é caracterizada por sintomas motores, como tremor postural e/ou repouso, rigidez, distúrbios posturais e bradicinesia. A bradicinesia é a lentidão na execução do movimento. A pessoa com Doença de Parkinson tem dificuldade em iniciar o movimento (acinesia) e manter o movimento. Sendo a bradicinesia o sintoma mais incapacitante do Parkinson. Pois a bradicinesia trata-se da lentidão que a pessoa que tem a doença de Parkinson sente. Tarefas simples do dia a dia, como mudar a página de um livro, digitar no computador, contar moedas ou até mesmo abotoar a camisa se torna cada vez mais difícil. Com a lentidão e o tempo prologando de movimento levam a um aumento da dependência nas tarefas cotidianas (O’SULLIVAN,SUSANA B, et al, 2004).

Esse sintoma aparece logo no começo da doença e manifesta cada vez mais intensamente no seu decorrer. Podendo chegar a um ponto onde o paciente precise de ajuda para comer ou até mesmo vestir-se. A bradicinesia no evoluir da doença, pode afetar até o andar, pois os passos tornam-se curtos e lentos, podendo também afetar o levantar e sentar, diminuído ainda mais a independência da pessoa com a doença de Parkinson.

A bradicinesia e a rigidez podem causar outros sintomas, como a diminuição da mimica facial, a pessoa com Parkinson pode apresentar um rosto imóvel e inexpressível (face em máscara), e a boca entreaberta com salivação abundante. Onde nesse caso a pessoa com a doença de Parkinson pode ter grandes alterações de fala e voz (THOMPOS, SKINNER, PIERCY, 2002; GOLDMAN, BENNETT,2001). Mas assim como outros sintomas a bradicinesia pode ocorrer em outras doenças neurológicas.

Referências:

O’SULLIVAN, Susan B.,SCHMTZ,Thomaz J. Fisioterapia: Avaliação e Tratamento. Tradução de Fernando Augusto Lopes, Lilia Bretemitz Ribeiro. 4 ed. Barueri: Manole, 2004.

THOMPSON A.; SKINNER A.; PIERCY J. Fisioterapia de Tidy. 12 ed. São Paulo: Elsevier, 2002.

Acadêmica: Cleidiane Menezes

Faculdade Pitágoras – Belo Horizonte-MG/2016

Professora: Janaine Cunha Polese – CREFITO 4- 126820

Fonte: http://asparmig.org/bradicinesia-lentidao-que-ocorre-em-pessoas-com-doenca-de-parkinson/