Óculos de realidade virtual para doentes de Parkinson

Publicado em 14 de maio de 2016

Inspirada pela reportagem de hoje sobre “óculos de realidade virtual para portadores de doença de Parkinson”, transmitida pelo jornal da Band, nosso escritório fez contato imediato com a médica neurologista que concedeu a entrevista à Band News – Dra. Rachael Brant, com a finalidade de obter informações mais detalhadas sobre o assunto.


Dra. Rachael, doutora em neurologia pela USP, especialista em distúrbios de movimento, asseverou-nos, em gentil entrevista concedida hoje ao telefone, que o equipamento é útil para os parkinsonianos que têm dificuldades de marcha, sintoma denominado freezing ou congelamento.

Ainda segundo a neurologista, esses óculos não são projetados para serem usados durante todo o tempo, mas apenas durante os treinamentos, os quais devem ocorrer durante alguns minutos, várias vezes por semana, e acrescenta: “Os óculos treinam o paciente fornecendo pistas visuais e auditivas da marcha. Temos alcançado bons resultados, alguns inclusive já publicados em revistas internacionais”.

No Brasil, o equipamento é vendido pela distribuidora Delta Medical e pela St. Jude, custa em torno de 15 mil reais ou pode ser alugado por aproximadamente R$ 700,00 mensais, dependendo da cidade.

Outra alternativa é a prática da fisioterapia com profissionais tecnicamente capacitados para o treinamento desses pacientes e que possuam o equipamento em seus consultórios para serem usados durante as sessões. Dra. Rachael, em Belo Horizonte, conta com as fisioterapeutas Fernanda Dornas e Flávia Bispo, telefone (31) 3335-6076 e, em São Paulo, com a fisioterapeuta Carolina Souza, telefone (11) 3237-2031.

Assistam à reportagem da Band News: